Nessa época de quarentena as pessoas estão conseguindo prestar mais atenção em si mesma e em seus familiares. A hora do sono é uma delas, alguns estão com dificuldade para dormir, estão sempre cansados, não conseguem se alimentar corretamente, ocorre bruxismo e/ou apertamento, ronco, além da apneia do sono. Talvez tenhamos que conviver com o vírus C-19 por meses ou anos. Não vamos negar ou entrar em pânico. Não vamos tornar nossas vidas inúteis ou manter esses hábitos nocivos, comuns em momentos de medo e incertezas. Vamos aprender a conviver com esse fato. E nesse contexto, os pais devem zelar pela rotina do sono das crianças, que já está comprometida pela situação emocional e psicológica na qual estão vivenciando.
O sono é um processo fisiológico, ativo e dinâmico e representa uma atividade diária crucial para o crescimento e desenvolvimento da criança. Os hábitos de sono são influenciados por fatores de diversa ordem: biológicos, psicológicos, estágio de desenvolvimento, ambientais, familiares e socioculturais. Hábitos de sono inadequados, principalmente os relacionados aos distúrbios respiratórios do sono, acarretam efeitos deletérios a vários níveis, nomeadamente perturbação na regulação emocional e comportamental, quebra do rendimento cognitivo e escolar, aumento do risco de acidentes, alterações do crescimento, obesidade, entre outros. Por outro lado, o impacto dos maus hábitos e problemas do sono da criança influencia também na qualidade de vida dos pais, afetando o seu bem-estar e desempenhos pessoal e profissional.
No adulto os distúrbios respiratórios do sono são geralmente associados à obesidade. Entretanto nas crianças estão principalmente associados à hipertrofia de tonsilas, alterações anatômicas faciais, alergias, resfriados frequentes e respiração predominantemente bucal. Na anamnese, em conjunto com os exames clínicos e complementares (documentação ortodôntica), faz com que o Ortodontista apresente condições de detectar tal disfunção. O diagnóstico precoce das alterações morfológicas e funcionais dos tecidos moles da face minimiza a ocorrência de mal oclusões e pode prevenir os distúrbios respiratórios do sono na infância. Porém, o diagnóstico conclusivo do distúrbio respiratório do sono deve ser feito por um otorrinolaringologista.
As crianças com problemas durante o sono, sobretudo os distúrbios respiratórios do sono acordam com frequência, o que aumenta a atividade funcional e pode levar, entre outras, ao bruxismo, que está associado a fragmentação do sono.
O bruxismo é uma atividade involuntária parafuncional, rítmica e espasmódica do sistema mastigatório produzida por contrações rítmicas ou tônicas do masseter e de outros músculos mandibulares e caracteriza-se pelo ato de ranger ou apertar os dentes, tanto durante o período diurno como noturno. O bruxismo pode ocorrer de forma consciente, quando se mordem lápis ou dedos, ou inconscientemente. O ato de ranger ocorre frequentemente durante o sono, períodos de preocupação, estresse e excitação, acompanhados por um ruído notável. Já o apertamento, em geral sem ruídos, é mais comum durante o dia e pode ser considerado mais destrutivo, uma vez que as forças são contínuas e menos toleradas. Vários fatores etiológicos podem estar associados ao desenvolvimento do bruxismo, como os fatores locais, sistêmicos, psicológicos, ocupacionais e hereditários. Os sinais e sintomas mais frequentes são os desgastes oclusais e/ou incisais, destruição das estruturas de suporte, hipersensibilidade pulpar, mobilidade dentária, fratura de cúspides e restaurações, dores e distúrbios nas articulações temporomandibulares (ATM), hipertofia do masséter, cefaleia ao acordar, entre outros.
O diagnóstico precoce em crianças visa manter a perspectiva de controle e prevenção de danos aos componentes do sistema mastigatório, além de propiciar bem-estar e conforto. Por isso observe se a criança:
- Ronca e baba bastante durante o sono;
- Tem olheiras e aspecto cansado;
- Queixa-se de sonolência diurna e dor de cabeça,
- Ingere o alimento com muito líquido;
- Possui respiração barulhenta ou ruidosa;
- Fica de boca aberta por muito tempo, principalmente ao dormir e durante o uso de computador/televisão;
- Apresenta a boca ressecada, a gengiva vermelha e inchada;
- Está com cabeça, ombros e braços projetados para frente.
Como a etiologia do bruxismo é, na maioria das vezes, um conjunto de fatores, o tratamento deve ser multidisciplinar visando à eliminação e prevenção de danos e melhora na qualidade de vida. Na criança podemos utilizar diversos aparelhos da Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) como auxiliar no tratamento do bruxismo e alterações do sistema estomatognático, além da placa oclusal ou miorelaxante que visa reduzir a atividade parafuncional, desprogramar e induzir ao relaxamento muscular, obter uma proteção dos dentes contra a atrição e desgaste, balanceio dos contatos oclusais, bem como reposicionar a mandíbula, colocando-a em uma relação normal com a maxila para alcançar um equilíbrio neuromuscular, além de ser um tratamento reversível, de boa aceitação pelas crianças e eficaz.
O tratamento psicológico associado é extremamente importante em alguns casos, visto que o bruxismo está associado ao estresse e mudanças de hábitos. As terapias cognitivo-comportamentais, como psicoterapia e comportamentais; relaxamento e meditação; exercício físico e mudanças no estilo de vida, que visam à redução do estresse, podem ser auxiliares no tratamento. Assim, tratamentos conservadores, minimamente invasivos e seguros, devem ser a primeira escolha, com o paciente assistido por uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de restaurar a qualidade de vida.
Na realidade não existe nenhum tratamento específico para o bruxismo. Cada paciente deve ser avaliado individualmente, por um cirurgião dentista devidamente capacitado e tratado de acordo com os fatores possivelmente associados para que futuras complicações ao sistema estomatognático sejam evitadas. O tratamento escolhido para crianças com bruxismo deve sempre ser reversível e conservador, de modo a não interferir negativamente no padrão de normalidade da dinâmica de crescimento e desenvolvimento infantil.
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